O Reino Unido oferece bolsas de mestrado com tudo pago para candidatos de todo o Brasil e o período de inscrição para o ano letivo de 2023 ocorre até o dia 1 de novembro de 2022. Os interessados podem escolher estudar na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte. 

Programa Chevening já beneficiou mais de 1.800 brasileiros de diferentes regiões, idades e classes sociais nos mais de 35 anos do programa no país. Somente em junho de 2021, 52 estudantes de 16 estados do Brasil conquistaram a bolsa de estudo. 

Confira a carta de divulgação da Bolsa Chevening aqui.

Benefícios

As bolsas de mestrado do Reino Unido, que são pagas pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e outras organizações, cobrem todos os possíveis gastos. Elas incluem o pagamento de todas as taxas universitárias, gastos com passagens e visto. O estudante também recebe uma quantia mensal durante a duração do programa. 

O Chevening é considerado um dos mais generosos programas de bolsas de estudo. Isso ocorre porque além de cobrir todos os gastos, não há limite de idade para se candidatar.

Os únicos gastos que os candidatos podem ter é com a prova de proficiência e tradução de documentos se passar para a segunda fase do programa, já que estes documentos não serão cobrados na primeira etapa de inscrição. 

Inscrições

Para poder participar e concorrer às bolsas de mestrado no Reino Unido é necessário ter:

  • graduação completa;
  • dois anos de experiência de trabalho (estágio durante a faculdade e na sua área de formação contam como experiência de trabalho);
  • escolhido três cursos de mestrado em qualquer área no Reino Unido;
  • não ter cidadania britânica;
  • não ter estudado no Reino Unido com bolsa;
  • Desde 2020, a candidatura da bolsa Chevening não exige comprovação proficiência em inglês com TOEFL, IELTS ou outras provas, mas você ainda precisa apresentar a prova para as universidades na hora da candidatura pro seu curso.

Para mais informações acesse o site do Programa

*Lembramos que essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a REINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição.