A celebração ocorreu nos dias 8, 9, 10 e 11 de março em Montevidéu, Uruguai.

Delegados/assessores posam para foto na comemoração dos 30 anos da AUGM.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, e o secretário de relações internacionais da instituição, prof. Milton Asmus, participaram da reunião comemorativa dos 30 anos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). 

A AUGM é uma organização sem fins lucrativos e foi criada há três décadas com o objetivo de promover a defesa dos princípios universitários das instituições públicas. Além de proporcionar a integração regional, por meio da cooperação acadêmica entre as universidades, ainda desenvolve ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

De acordo com o prof. Milton, a FURG tem um papel ativo e bastante significativo dentro deste grupo. A instituição participa do programa ESCALA da AUGM, que apoia a mobilidade de alunos, professores e técnicos de graduação e pós-graduação. Além de receber estes grupos em sua universidade.

Reitor da FURG, Danilo Giroldo, aparece ao centro da foto durante a reunião de comemoração aos 30 anos da AUGM.

Inicialmente, a AUGM era representada por um grupo de nove universidades da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Ao longo dos anos ela expandiu e hoje conta com 40 instituições de ensino superior. Também passaram a fazer parte da Associação universidades da Bolívia e do Paraguai.

Atualmente a AUGM também estabelece os chamados agrupamentos acadêmicos, que são células atuantes no campo de pesquisa e desenvolvimento de todas as áreas do conhecimento. Eles operam por meio da cooperação entre as universidades membros. A FURG participa do grupo de Meio Ambiente, Energias e Economia Solidária. 

A Associação ainda promove vários encontros, com destaque a Jornada de Jovens Pesquisadores. Cujo objetivo é estimular o desenvolvimento da pesquisa nas novas gerações de acadêmicos, que se encontram com idade abaixo de 35 anos, normalmente em início de carreira.