Modos de ingresso de estudante estrangeiro na FURG:

 

SISU

 O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


TRANSFERÊNCIA

A aceitação de um aluno de outra Instituição de Ensino Superior  é condicionada à existência de vagas remanescentes.


INTERCÂMBIO

A FURG recebe estudantes estrangeiros no âmbito de Programas de Mobilidade por meio do estabelecimento de Acordo de Cooperação com Universidades estrangeiras. Os alunos podem freqüentar até quatro semestres acadêmicos na Universidade, consecutivos ou não.

É recomendado que o estudante estrangeiro possua nível intermediário, no mínimo, de conhecimento da Língua portuguesa, uma vez que as aulas, atividades acadêmicas e avaliativas são realizadas neste língua.

Para fins de recebimento de carta de aceite da FURG, o estudante estrangeiro deve encaminhar à REINTER (reinter@furg.br):

  1. Passaporte (fotocópia)
  2. Certidão de nascimento (fotocópia)
  3. Histórico escolar (fotocópia);
  4. Atestado de matrícula na universidade de origem (fotocópia);
  5. Plano de Estudos: relação das disciplinas que o (a) estudante gostaria de cursar na FURG. Em tal lista deve constar a assinatura e o carimbo do responsável pela mobilidade acadêmica na Universidade/Faculdade de origem.
  6.  Comprovante da contratação do seguro de acidente, saúde e vida de cobertura internacional (fotocópia)

Para matrícula na FURG, o estudante deve apresentar os originais dos documentso acima listados, bem como fotocópia do cadastro de Pessoa Fícica (CPF), encaminhado quando em sua chegada no Brasil e duas fotoas 3X4.

 A matrícula é realizada na Coordenação de Mobilidade Acadêmica, localizada na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).


PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO- GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PEC-G E PEC-PEG)

O Programa Estudante-Convênio de Graduação e Pós-graduação é resultado de acordos de cooperação cultural, científica e tecnológica assinados entre países em desenvolvimento visando à formação de recursos humanos. Possibilita que estudantes, professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior desses países realizem seus estudos no Brasil.

As embaixadas brasileiras nos países conveniados estão encarregadas da divulgação do programa e do processo de seleção.


PÓS-GRADUAÇÃO

Para se candidatar a um curso de pós-graduação, o estudante deve possuir um diploma de graduação em uma instituição de ensino superior. Para informações sobre a admissão em um específico Programa de Pós-Graduação (PPG) o interessado deve verificar diretamente na página do PPG.